No início da noite de quinta-feira,,10, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) recebeu a chancela dos médicos do Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, no Vale do Taquari, para atuar em prol de melhorias no convênio com o Município. A decisão foi tomada durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada pela entidade médica. Mediada pela Assessoria Jurídica da Entidade, a Assembleia aprovou, por maioria absoluta, que as negociações e modificações no contrato de prestação de serviços entre o HSSM e Prefeitura possa ocorrer já a partir da reunião deliberativa.
Para o delegado do Simers em Venâncio Aires, Giuliano Steil, a aprovação “é fundamental para que haja uma mudança nos ares, em virtude da independência, isonomia e transparência da Entidade em outras negociações que o Simers já participou”, justificou.
Com o respaldo da Assembleia, a Assesoria Política do Simers irá propor, por meio do diálogo, a criação de um Grupo de Trabalho com representantes de todas as partes, e proporá ao Executivo Municipal uma mesa de negociação e revisão do contrato, bem como do passivo financeiro. Além da autorização de atuação perante o Município, também foi deliberado que as negociações precisam ser concluídas até 30 de junho de 2022. Vale ressaltar que o São Sebastião Mártir registra déficit histórico, com um montante que chega na ordem de R$ 9 milhões, motivo esse que impediria a reposição salarial dos médicos para 2022.
A diretora Regional Norte-Leste do Simers, Sabine Chedid, que participou de forma virtual, reiterou que o intuito dos médicos “é resgatar a sustentabilidade da instituição de saúde e a reposição salarial. Não se trata de aumento, mas de reequilíbrio contratual com a correção da inflação do período”, pontuou.
Fonte: Simers