Em continuidade ao movimento de melhorias na qualidade da assistência, equiparação salarial e valorização dos obstetras do Hospital da Mulher do Recife (HMR), o Simepe, representado pela presidente Claudia Beatriz, realizou uma reunião, Via Zoom, nesta quinta-feira, 10/02, com a categoria. Participaram do encontro: o secretário-geral e vereador do Recife, Tadeu Calheiros, os diretores José Tenório, Malu David, Ana Carolina Tabosa, Fernando Junior e Rodrigo Rosas, além do advogado da Defensoria Médica, Vinicius Calado.
A presidente Claudia Beatriz fez um histórico do movimento legítimo, ético e justo dos plantonistas obstetras do HMR; ressaltou ainda os fatos estão repercutindo nos canais de comunicação de forma espontânea, expondo as graves denúncias da categoria em relação ao déficit de escala médica da unidade, sobrecarga de trabalho, jornadas exaustivas, falta de material, precárias condições de trabalho e, principalmente, a intenção de desligamento do serviço – cartas inclusive já protocoladas, em 07/02, junto aos gestores e órgãos públicos.
O Sindicato informou ainda que, protocolou em 10/02, oficio no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Promotoria de Defesa de Saúde, para a mediação do conflito existente entre os obstetras do HMR e a gestão da Prefeitura do Recife. A audiência pública já foi agendada para a próxima segunda-feira, dia 14/02, às 14h30.
Além do mais, reiterou pedido de fiscalização do Cremepe sobre as condições de trabalho, escalas médicas, insumos, medicações, entre outros.
É importante destacar que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife convidou o Sindicato, para participar de reunião na segunda-feira (14), às 14h, para ampliar o debate sobre a questão.
Tanto o Simepe como os médicos obstetras do hospital esperam que haja sensibilidade, interesse e compreensão, por parte dos gestores do HMR, Secretaria Municipal de Saúde do Recife, Secretaria Estadual de Saúde (SES), e Hospital de Câncer, organização social gestora do Hospital da Mulher, para solucionar o impasse. Nova reunião: dia 16, às 19h, via Zoom, com a categoria.
Fonte: Simepe