Na manhã da última quinta-feira (10), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) esteve presente na Secretaria Estadual de Saúde, para a abertura da mesa de negociação. Representando o sindicato, a presidente Claudia Beatriz, o vice-presidente Walber Steffano e o secretário-geral e também vereador do Recife, Tadeu Calheiros. Os representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Mauricio Matos e Mário Jorge, também marcaram presença.
O foco da reunião foi sobre as deliberações da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na última semana (03/02). Na pauta abordaram a recomposição salarial, já que desde 2019 os médicos não tiveram nenhum reajuste; o pleito do reconhecimento a exposição à agentes nocivos, como reconhecimento de todo empenho e exposição ao enfrentamento da pandemia; e o retorno ao gozo das férias, uma vez que os médicos encontram-se exaustos. Ainda na oportunidade, foi abordado as distorções do Plano de Cargos, Carreiras, Desenvolvimento (PCCV) vigente,e apresentado propostas para alteração da LCq no regulamento do PCCV.
O secretário de saúde, André Longo acolheu todas as demandas, pontuou as dificuldades do estado e passará a pauta reivindicatória à Secretaria de Administração para continuar a negociação com o Simepe.
A entidade chamará nova AGE para próxima semana, uma vez que estão em Estado de Assembleia Permanente e seguirá firme na luta com os médicos para o devido reconhecimento e valorização aos heróis que estão garantindo assistência à população.
Fonte: Simepe