O Sindicato dos médicos de Pernambuco (Simepe), representado pela presidente Claudia Beatriz e o diretor Rodrigo Rosas, juntamente com o presidente e o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Maurício Matos e Mário Jorge Lobo, respectivamente, estiveram reunidos na manhã dessa quinta-feira (6) com o secretário de saúde André Longo e equipe técnica.
A reunião teve como foco a necessidade de composição imediata de médicos para as urgências e emergências, tendo em vista a crescente demanda de novos casos de síndrome respiratória que vem acometendo a população nas últimas semanas. A presidente do Simepe externou a preocupação com o esgotamento físico e mental dos médicos nesse momento, após 2 anos de enfrentamento à pandemia COVID, sem direito à férias e descanso. Rodrigo Rosas exemplificou a situação do Hospital da Restauração (HR) que deveria ter 6-7 clínicos plantonistas e tem ficado com apenas 3 clínicos plantonistas para atender toda a superlotação da unidade. Este ainda completou afirmando que o estado não oferece boa remuneração para pagamento de plantão extra, que de forma emergencial ajudaria as escalas de plantão.
Claudia Beatriz ainda enfatizou que nesse cenário de crescimento vertical diário de novos casos, apenas a abertura de novos leitos não tem dado resultado, “é necessário a contratação imediata de mais médicos para as urgências/emergências e UTIs”.
A entidade reforça que continuará na cobrança junto ao estado e órgãos fiscalizadores e normativos, para a resolução imediata dessa situação.
Fonte: Simepe