José Roberto Murisset, presidente do Sindicato dos Médicos do ABC, enviou nesta terça-feira (18/01) ofício ao prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), e à secretária de Saúde, Rejane Calixto, solicitando audiência para discutir a situação atual dos médicos nas unidades de saúde do município. Segundo a entidade sindical os médicos são submetidos a jornadas extenuantes por conta do aumento dos casos de covid-19 e de influenza.
“Recebemos inúmeras denúncias de médicos que estão submetidos a jornadas extenuantes nos últimos meses. São crescentes os casos de influenza e covid-19, com o aumento da variante Ômicron. Inúmeros profissionais foram afastados por conta de infecção e as jornadas se tornaram exaustivas, comprometendo a higidez física e mental dos médicos. É essencial a contratação de profissionais médicos, em caráter de urgência, para recompor a defasagem apresentada. A contratação será necessária aos profissionais, que conseguirão ter uma evolução em suas condições de trabalho, e também ajudará a não comprometer a qualidade da assistência à população”, disse Murisset em ofício.
Não apenas médicos estariam sobrecarregados de trabalho, uma funcionária da Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Paineiras, que preferiu não se identificar, confirmou o cansaço e a superlotação da unidade em conversa com a reportagem. “Ultimamente sei que todos lugares estão lotados, porém, duvido que abertura de fichas de atendimentos, seja de forma manual, como é aqui. Tem sido desumano, abrir tantas fichas à mão. Hoje (segunda-feira, 17/01) a fila não parou um instante, inclusive, quando saí do plantão às 19h30 a fila continuava, sem recepcionista, pois uma está afastada e outra de férias. Foi preciso deslocar pessoal da enfermagem para cobrir recepção”, desabafou a funcionária.
Em nota, a prefeitura de Diadema informa que ainda não recebeu o ofício do Sindicato dos Médicos do ABC, mas prestará todos os esclarecimentos. “A Prefeitura de Diadema ainda não foi notificada pela entidade e que, se o referido ofício chegar, prestará todos os esclarecimentos. O Brasil vive período de aumento de casos de Covid-19 e em Diadema a situação não é diferente. A Administração monitora diariamente a situação para identificar eventuais afastamentos de profissionais. Reuniões periódicas têm sido realizadas para reorganização do sistema de saúde, com objetivo de oferecer atendimento adequado ao usuário, mesmo diante do aumento da demanda de pacientes e com casos de afastamentos de funcionários”, justificou a administração.
Fonte: Repórter Diário