O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), esteve em reunião na Secretaria Estadual de Saúde (SES), na manhã da última quinta-feira (14). A presidente do sindicato, Claudia Beatriz representou a entidade no encontro, junto ao presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Maurício Matos e o vice-presidente do Cremepe e Secretário administrativo do Simepe, Mário Jorge Lobo. O conselheiro do Cremepe, Carlos Eduardo Cunha também esteve presente.
A pauta versou sobre o novo programa do estado “Opera+”, que irá investir R$ 81,5 milhões em cirurgias eletivas em Pernambuco. O projeto visa ampliar a oferta de cirurgias eletivas atrasadas devido a pandemia da covid-19. Além disso, também foi falado sobre a mobilidade interna na rede estadual de saúde em detrimento de provimentos de clínicos para a emergência do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e a nomeação dos psiquiatras e anestesistas para a rede estadual, conforme a lista do último concurso público realizado.
Na ocasião, ainda foi exposto que com a identificação da diminuição dos números de casos de gestantes com a covid-19 e, consequentemente, da ociosidade de leitos no IMIP, o estado estará lançando ações para que a transição e retorno do IMIP à regulação de gestantes de alto risco, ocorra em um futuro próximo.
O Sindicato segue vigilante e pontua que continuará na cobrança diária por melhorias de trabalho para a categoria médica.
Fonte: Simepe