Representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), estiveram reunidos na Prefeitura do Recife, com o Secretário Executivo de Regulação de Média e Alta Complexidade, Aristides Vitorino, na manhã desta terça-feira (26). A presidente Claudia Beatriz, o vice-presidente Walber Steffano e o diretor Fernando Júnior debateram junto ao secretário e a gestão do hospital, representados pela dra. Isabela Coutinho e dra. Cinthia Kumoro, sobre as condições de trabalho no Hospital da Mulher do Recife (HMR).
A pauta versou sobre as dificuldades de trabalho dos obstetras no serviço. Dois pontos destacaram-se: escalas com número insuficiente de obstetras e a superlotação, que resultam em jornadas exaustivas e insegurança de trabalho. A demanda é denunciada de forma reiterada à entidade sindical nos últimos 4 meses. Outros pontos destacados foram a internação de aproximadamente 30 mulheres em 7 leitos de observação na emergência, onde estas aguardam uma média de 3 dias para subir ao setor de parto. Além da falta de alguns equipamentos e retaguarda da cirurgia geral dos plantões noturnos e nos finais de semana.
A gestão tecerá esforços para completar as escalas com 5 obstetras no mais breve tempo possível, reorganizará o serviço de retaguarda de apoio da cirurgia geral, bem como, fará diálogo com estado e a regulação de leitos para mitigar a demanda excessiva do serviço. Já de imediato, foi providenciado o provimento de materiais (sonar, bisturi elétrico, caneta de bisturi, medicamentos, etc).
O Sindicato estará em breve chamando os médicos para uma reunião da devolutiva dos encaminhamentos. O Simepe reitera a importância da cobrança e pontua que continuará na luta incansável para a melhoria das condições de trabalho da categoria médica.
Fonte: Simepe