Durante o mês de outubro é realizada a campanha Outubro Rosa de alerta ao câncer de mama, tumor mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil, responde por cerca de 28% dos casos novos ao ano. O câncer de mama também acomete os homens, mas em escala bem inferior, representando apenas 1% do total de casos da doença.
O câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. A doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas. Porém, isso não significa que os tumores da mama são sempre hereditários.
Em seu funcionamento normal, o corpo substituiu as células antigas por células novas e saudáveis. As mutações genéticas podem alterar a habilidade da célula de manter sua divisão e reprodução sob controle, produzindo células em excesso, formando o tumor.
Diagnóstico Precoce
A recomendação é que seja realizada a mamografia após os 40 anos e em casos de mulheres com situações na família, a partir dos 30 anos. O autoexame também é importante e ao identificar qualquer alteração na mama um médico deve ser consultado.
Prevenção
Estudos mostram que a obesidade e o sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer. Controlar o peso, ter uma alimentação saudável e se exercitar constantemente são formas de proteção. A amamentação também é um fator protetor.
Fonte: Inca, Sociedade Brasileira de Mastologia,