Dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB) prestigiaram a festa do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), no dia 16 de outubro, que corou os 40 anos de trabalho de homens e mulheres que fazem o sindicalismo médico paraense e a posse da nova diretoria da Entidade que irá guiar o Sindicato pelo próximo triênio.
Pela primeira vez com duas chapas disputando o Sindmepa, a vitória teve um sabor especial. “A disputa nos tirou da zona de conforto, e a vitória aumentou nossa responsabilidade”, afirmou o orador da noite, Waldir Cardoso, último presidente do sistema presidencialista da Entidade. À crítica por renovação nos quadros, ele apontou que 50% dos diretores eleitos são de novas lideranças. Desses, 40% são mulheres, atendendo à crescente feminilização da medicina, que hoje já conta com mais médicas do que médicos.
“Nestes 40 anos de história, temos um crescimento visível, que passa por nossa sede administrativa na Boaventura da Silva, mas também temos um histórico de lutas que nos é muito caro”, lembrou o diretor de comunicação do Sindmepa e secretário geral da FMB, Wilson Machado.
A referência à estrutura física representa bem o crescimento da entidade. A primeira reunião do grupo que resgatou a associação deu-se numa sala cedida pela Associação dos Anestesiologistas do Pará, com cerca de 100 associados e hoje, o Sindmepa funciona em amplas instalações na Boaventura da Silva com aproximadamete 3.500 associados.
O presidente da Federação Médica Brasileira, Casemiro Reis Júnior, disse estar muito feliz por participar da festa dos 40 anos e da posse da nova diretoria do Sindmepa“. Foi aqui em Belém que a nossa Entidade teve a sua primeira sede, presidida pelo médico paraense Waldir Cardoso e muito nos honra estar prestigiando nossos colegas neste momento”, destacou.
Para Casemiro, a eleição do grupo para mais um mandato revela o reconhecimento do trabalho da diretoria. “É um grupo que vem se renovando ao longo da sua história. Houve quase 50% de renovação dessa nova diretoria, que já vinha se renovando em eleições anteriores”, ressaltou.
Para a vice-presidente da FMB, Janice Painkow, que representou o Sindicato dos Médicos do Tocantins, a festa dos 40 anos do Sindmepa e posse da diretoria só confirma um histórico de lutas do sindicato do Pará. Sobre a participação de mais de 40% de mulheres na nova diretoria, Janice disse que as mulheres estão, gradativamente, assumindo seu lugar também na luta sindical, o que é fundamental para a garantia de direitos no mercado de trabalho. “Hoje o mundo continua, culturalmente, muito machista. Se a gente não ocupar esses espaços, a gente acaba ainda mais massacrada no trabalho. Existem muitos lugares em que as mulheres ainda têm um salário menor que o dos homens”, destacou a médica.
Outro que prestigiou a cerimônia de posse e festa dos 40 anos do Sindmepa foi o médico Tadeu Calheiros, ex-presidente e secretário geral do Sindicato dos Médicos de Pernambuco e secretário de educação médica e formação profissional da FMB. Para o médico “é uma sensação de orgulho ver o sucesso da diretoria do Pará, que tem uma atuação marcante no território nacional”. Ele ressaltou o quanto o Pará se tornou um sindicato de referência no movimento de luta da categoria médica, da saúde, “e poder está participando da posse dessa nova diretoria, num ano que teve uma disputa maior aqui no estado, ter o trabalho de um grupo renovado, realmente mostra que o sindicalismo médico no Brasil tem força, tem renovação e é crescente”.
Calheiros também destacou os maiores desafios que a FMB, como entidade nacional deve enfrentar nos próximos anos. “Nosso maior desafio é a consolidação da Federação, trazendo a participação de cada vez mais estados. A gente precisa unificar, congregar forças, trazendo o protagonismo para cada sindicato de base tenha voz, voto e participação para pautar as questões nacionais que devem ser tratadas pela Federação. Com isso vamos ter uma federação cada vez mais forte, com a participação real dos seus sindicatos de base”.
Onze estudantes de Medicina de diferentes faculdades do Estado integram a nova diretoria do Núcleo Acadêmico do Sindmepa e tomaram posse no sábado junto com a nova diretoria do Sindmepa. São alunos da UFPA, Uepa de Belém e Santarém, Cesupa e Unifamaz.
Diretoria colegiada triênio 2021-2024
Diretoria de Administração e organização
Dr. Erivaldo de Jesus Abreu Pereira
Dr. João Fonseca Gouveia
Diretoria Financeira
Dr. Waldir Araújo Cardoso
Dra. Leucy Paz da Silva
Diretoria de Assistência Jurídica, Defesa Profissional e Condições de Trabalho
Dr. Emanuel Conceição Resque Oliveira
Dr. Paulo Tomé de Lima Bronze
Diretoria de Imprensa, Divulgação e Assuntos Sociais
Dr. Wilson da Silva Machado
Dr. Wilson Yoshimitsu Niwa
Suplentes da Diretoria
Dr. Daniel Cardoso de Azevedo
Dra. Nástia Irina de Sousa Santos
Dr. Patrick Emerson Maneschi
Dra. Zelma Zevoni Pereira Abnader
Dr. Sherlon Elvis Pinto Raiol
Dra. Raísa Lamara Cruz do Santos
Dr. Benones Santos de Carvalho
Dra. Lauricéia Seabra da Silva Valente de Oliveira
Conselho Fiscal Efetivos
Dra. Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza
Dr. José Martins de Miranda Neto
Dra. Bibiane Monteiro da Silva
Conselho Fiscal Suplentes
Dr. Francinei Mendes Soares
Dra. Rosana Mesquita de Moraes Rego
Dra. Yasmim Nascimento Ferreira
Fonte: Sindmepa