Em reunião do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC), realizada na noite de quarta-feira (22/09), na sede do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), os representantes do Conselho Superior discutiram sobre os encaminhamentos em defesa dos médicos do SAMU, e outros temas de interesse da categoria. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, convidado para a reunião, não pôde comparecer.
Os representantes do COSEMESC definiram que irão solicitar uma reunião de trabalho com o secretário, para tratar as questões do SAMU e outros assuntos.
Os representantes do COSEMESC também discutiram sobre o Projeto de Lei 1767/2021 que cria programa especial de inclusão de enfermeiros nos cursos de medicina com financiamento do Governo Federal, devido a ‘escassez de médicos’. “Sabemos muito bem que não faltam médicos no Brasil e sim valorização adequada e a melhor distribuição dos mesmos”, ressaltou o presidente do Conselho Regional de Medicina e coordenador do COSEMESC, Daniel Ortellado ao sugerir envio de ofício para a relatora, a deputada federal catarinense Carmem Zanotto, reafirmando uma posição contrária ao projeto.
A reunião contou com a presença de alguns médicos diretores e com uma maioria on-line, ainda em função dos cuidados com a pandemia.
FEMESC 2022
Ficou confirmada a realização do Fórum das Entidades Médicas (FEMESC) nos dias 1 e 2 de julho de 2022, em local a definir.
A próxima reunião do COSEMESC está confirmada para o dia 13 de outubro.
Fonte: Simesc