Representantes do Simepe – a presidente Claudia Beatriz, o vice-presidente Walber Steffano, o secretário-geral Tadeu Calheiros e os diretores Mozart Lacerda e Fernando Júnior – reuniram-se, na tarde desta quinta-feira (17), com a secretária executiva de atenção à saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Cristina Mota, gestores da central de regulação de leitos do Estado e coordenadores do setor de cardiologia dos hospitais Agamenon Magalhães, Dom Helder Câmara, Mestre Vitalino, Pelópidas Silveira e Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares (Procape). O encontro aconteceu na sede da SES, no Bongi, e teve como objetivo discutir propostas para amenizar a superlotação nessas unidades, além de estratégias para minimizar os impactos para médicos, demais profissionais de saúde e pacientes.
Na ocasião, foram apresentados pelos gestores as condições de funcionamento e o perfil de cada unidade para os pacientes regulados, além de outras dificuldades nas urgências e emergências cardiológicas.
Diante dos problemas, concluiu-se a necessidade de leitos de retaguarda, sobretudo para pacientes de perfil crônico que requer tratamento dialítico; contratualizações de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); readequação nos fluxos de atendimentos dos hospitais, especialmente suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além da promessa de nova hemodinâmica em funcionamento até 31 de outubro no Hospital Agamenon Magalhães.
Uma nova reunião está agendada para o dia 04 de novembro, para acompanhamento das ações implantadas.
Fonte: Simepe