O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pela presidente, Claudia Beatriz, e pelos diretores da entidade, deu continuidade ao movimento por melhorias na rede estadual de saúde, em mais uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), na noite da última quarta-feira (1). O advogado da Defensoria Médica, Vinicius Calado, também esteve presente.
Foi pontuado na assembleia, a nomeação dos médicos aprovados no concurso público do Estado. Claudia Beatriz, explicou que na última semana, 37 destes médicos foram nomeados nas especialidades de ortopedia, tocoginecologia, cirurgia vascular, neurocirurgia e urologia. Além disso, também foi abordada a abertura da Mesa de Negociação com a Secretaria Administrativa do Estado (SAD) e com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ainda foi apresentado o pleito da categoria de revisão salarial, melhorias nas condições de trabalho e o reconhecimento e valorização do médicos com a remuneração da atividade de risco, a exemplo do pagamento da insalubridade em 40%, ou a criação de uma gratificação para os médicos, pela exposição e enfrentamento na pandemia do coronavírus. A presidente do Simepe ainda falou sobre as fiscalizações que foram feitas pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe), onde os relatórios sobre estas serão encaminhados ao Ministério Público.
Ao fim da AGE foi deliberado a manutenção da pauta de recomposição salarial e valorização do trabalho médico, continuar as fiscalizações nas emergências pelo próprio sindicato, seguindo com as denúncias aos órgãos fiscalizadores, no que diz respeito as condições precárias de trabalho e consequentemente da assistência. Também foi explanado que o Simepe continuará acompanhando o chamamento do concurso até o último nome do cadastro reserva. Além disso, será dada continuidade ao desdobramento da mesa de negociação e manteremos o estado de Assembleia Permanente. A entidade reforça que permanecerá vigilante para que a categoria médica continue tendo os seus direitos atendidos.
Fonte: Simepe