Na terça-feira, 13 de julho, em Brasília, o presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Júnior, participou de reunião que discutiu a valorização do profissional da área da saúde pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Casemiro ressaltou a importância do SUS como principal empregador da área da saúde, em particular o profissional médico. “Toda vez que você tem uma desvalorização do SUS, consequentemente você está desvalorizando os profissionais da saúde, como também os médicos”, comenta.
Na reunião, foi discutido o subfinanciamento do SUS, que continua com déficit importante, o que impacta a remuneração tanto dos médicos, quanto de outros profissionais da saúde, além de serviços hospitalares. “Temos que batalhar cada vez mais por um melhor financiamento do Sistema Único de Saúde. O SUS como empregador da área da saúde, ele baliza o mercado. Toda vez que o SUS está desvalorizado, também desvaloriza a remuneração da saúde suplementar e toda a cadeia da área da saúde. Em contrapartida, quando você fortalece o sistema e diminui o subfinanciamento, consequentemente você melhora as condições de trabalho e valoriza os profissionais da saúde”, afirma o presidente da FMB.
Outro tema importante discutido na reunião foi em relação à autonomia do médico. Casemiro se posicionou dizendo que a autonomia precisa estar embasada na ciência. “Ela não pode ser uma autonomia indiscriminada. Não existe uma autonomia de se fazer o que quer, mas sim de se aplicar a melhor prática médica baseado no respaldo científico”, conclui.