Insatisfação. Esse é o sentimento dos médicos plantonistas do Hospital Geral de Areias (HGA), no Recife, por conta do déficit na escala de plantão, das demandas em excesso dos atendimentos na emergência e da falta de condições de trabalho. Nesta terça-feira, 20, os diretores do Simepe – Malu David e Fernando Junior – reuniram-se com os profissionais, através de vídeo conferência, e discutiram os problemas que estão prejudicando a qualidade do trabalho médico e, principalmente, a assistência da população.
Durante a reunião, a diretora Malu David, frisou que o Sindicato está atento às reivindicações da categoria já encaminhadas à Secretaria Estadual de Saúde (SES); por sua vez, a gestão estadual de saúde informou a direção do HGA que nove médicos da seleção simplificada, irão preencher a escala de plantão da clínica médica, no próximo dia 09 de agosto. Com a chegada os profissionais, a escala de plantão ficará completa nos horários diurno e noturno, garante a SES.
Nesse clima de expectativa, os médicos solicitaram ainda providências ao Simepe e Cremepe, devido ao fluxo elevado de atendimentos – em média 60 para cada plantonista por 12 horas – além das intercorrências habituais no serviço; os profissionais ainda estão expostos a um fluxo cruzado para atendimento de sintomáticos respiratórios, com o não sintomáticos. Mas ficou acertado um novo espaço para separar estes fluxos. A entidade reforça que seguirá vigilante e continuará o diálogo com os profissionais e a SES, com o objetivo de garantir as condições adequadas de trabalho, bem como a assistência de qualidade à população.
Fonte: Simepe