Na tarde desta sexta-feira (21), o vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Walber Steffano, e a diretora Malu David, reuniram-se, por videoconferência, com os médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Petrolina, no sertão pernambucano. Durante o encontro, os profissionais discutiram reivindicações importantes da categoria.
Os médicos reforçaram a necessidade de melhorias na segurança das unidades, com guardas durante o funcionamento; condições de trabalho, com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de qualidade, abastecimento de medicamentos e insumos; e criação de novas equipes para atendimentos na zona urbana e rural do município, evitando superlotação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Além disso, também necessitam de melhores definições dos fluxos de atendimentos entre a atenção básica, urgências e emergências; reajustes salariais; construção de um hospital municipal para atender à população e, por fim, um dia mensal protegido para capacitações e discussões sobre a rede.
Os profissionais entendem que as demandas apresentadas devem ser resolvidas em curto, médio e longo prazo, mas as discussões precisam iniciar previamente com a gestão municipal.
Foi deliberada reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina para debater todos os pontos citados acima.
O Simepe reafirma seu compromisso com a categoria e continuará atento e na luta para que, em breve, todos os problemas sejam solucionados.
Fonte: Simepe