Na tarde da última terça-feira (25), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pela presidente Claudia Beatriz, pelo vice-presidente Walber Steffano e pelo diretor Rodrigo Rosas, reuniu-se por videoconferência, com plantonistas do Hospital de Pediatria Helena Moura.
Para tratar sobre os problemas do hospital, os plantonistas, originalmente lotados na Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima e após fechamento, realocados no Helena Moura, debateram sobre o desfalque nas escalas, a demora dos resultados de exames e a falta do intercorrencista na unidade. Eles alegaram que existe uma sobrecarga enorme de atendimento na emergência pediátrica para a quantidade de plantonistas em escala, bem como, o aumento substancial no volume do atendimento, extrapolando todos os limites dos médicos.
Além disso, devido a falta de um laboratório na unidade, foi mencionado que o tempo de espera para o resultado de exames já chegou a superar 12 horas, muitas vezes, acarretando a evasão dos pacientes, que voltam no dia seguinte.
É inadmissível que um hospital que tenha recebido médicos de outra unidade por fechamento, não consiga completar uma escala adequada de plantão à sua demanda. Além de em um cenário com tantas doenças como a Covid-19, arboviroses; não possua um laboratório que responda com a urgência necessária. O Simepe tomará as providências cabíveis, e está encaminhando um ofício à direção da unidade, com a solicitação de informações e esclarecimentos com foco nos problemas elencados, bem como, em breve fará a fiscalização/visita in loco à unidade.
Seguiremos diariamente exigindo melhores condições de trabalho para a categoria médica.
Fonte: Simepe