Na tarde desta terça-feira (25), representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) – a presidente Claudia Beatriz, o vice-presidente Walber Steffano e o diretor administrativo e financeiro Mário Jorge Lobo – reuniram-se com os médicos clínicos e a gestão do Hospital Getúlio Vargas (HGV), na sede do hospital, localizada no bairro do Cordeiro.
O objetivo do encontro foi discutir sobre os problemas na unidade e as providências necessárias para solucionar o cenário de superlotação de atendimentos e exaustão dos plantonistas da clínica médica. Além dessas dificuldades, também há a necessidade de adequações nos fluxos de atendimentos e protocolos, além do déficit nas escalas de plantões. A situação se agravou ainda mais com os pedidos de exoneração pelos colegas médicos, por não aguentarem mais trabalhar neste cenário caótico.
Sobre a necessidade de plantonistas para completarem a escala, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, em reunião recente com o Sindicato, que seis clínicos aprovados no concurso serão convocados para o HGV. Na ocasião, também comunicou a abertura de uma nova seleção simplificada para médicos clínicos, com o objetivo de suprir emergencialmente a rede.
A entidade acolhe e compreende as dificuldades dos clínicos do HGV e buscará, junto à direção da unidade e a SES, resolver todos os problemas apresentados. O Simepe ressalta que é inadmissível a continuidade do cenário de exaustão compartilhado pelos médicos.
Em breve, uma nova reunião será agendada para verificar e dialogar sobre o andamento das melhorias necessárias para o hospital.
Fonte: Simepe