O SIMED-PB acompanhou a vacinação contra a Covid-19 em duas Policlínicas de João Pessoa no último sábado (08/05). A diretoria do sindicato esteve nas policlínicas do bairro de Jaguaribe e Mandacaru para checar como estava acontecendo a vacinação das gestantes e puérperas e como estava ocorrendo a comprovação dessas condições.
No dia 04/05, o Sindicato dos Médicos da Paraíba e o CRM-PB participaram de uma reunião virtual organizada pelo MPF e TCE-PB juntamente com outros órgãos de controle, para evitar a fraude na vacinação de pessoas dos grupos prioritários.
As entidades médicas se comprometeram a dar publicidade às orientações aos profissionais de saúde sobre as comorbidades e condições que estão na lista de prioridades para a vacinação.
O SIMED-PB constatou que a comprovação ocorreu por meio de caderneta da gestante, exames que diagnosticaram a gestação e por meio da certidão de nascimento das crianças, além de declarações médicas. Enquanto uma Policlinica fazia a retenção de cópias desses documentos, a outra não. O sindicato vai continuar orientando os profissionais e acompanhando a vacinação contra a Covid-19 na capital.
Fonte: Simed-PB