A presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Claudia Beatriz, e os diretores Malu David e Rodrigo Rosas, se reuniram na tarde desta terça-feira (02), por videoconferência, com os médicos neonatologistas do Hospital da Mulher do Recife (HMR) – Unidade da Prefeitura do Recife.
O encontro aconteceu após diálogo do Sindicato com a direção da unidade ocorrida na segunda-feira (1), onde foram apresentados os problemas, entre os quais, sobrecarga de trabalho dos plantonistas; equipe de remoção sem neonatologistas para transferência de pacientes, permanência do recém-nascido (RN) na sala de parto, aguardando leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI); além da superlotação do serviço que no mês de janeiro fez 611 partos.
Durante a reunião, o Simepe informou que a gestão do Hospital da Mulher do Recife tomou a iniciativa de chamar a Mais Vida Transporte para cobrar o cumprimento do contrato, com inclusão da ambulância e equipe de neonatologistas para transferência, assim como serão feitos os ajustes até o final deste mês para melhorar o atendimento médico.Vale salientar que a equipe de enfermagem e os técnicos de enfermagem ficarão responsáveis pelos cuidados dos RN de permanência no Centro Obstétrico. Como deliberação para acompanhamento das ações apresentadas, foi solicitado que os plantonistas enviassem diariamente as entidades médicas (Simepe e Cremepe) o quantitativo de RN do setor nos próximos dias.
O Sindicato vai reiterar pedido de fiscalização ao Conselho Regional de Medicina e contactará com o Conselho Regional de Enfermagem para tratar de demandas da enfermagem em geral. A próxima reunião foi agendada para o dia 06 de abril, às 19h, através de videoconferência.