O Sindicato dos Médicos da Paraíba enviou um documento à presidência do Tribunal de Contas da Paraíba denunciando a Prefeitura de Bayeux por prestar informações falsas ao SAGRES/PB, portal do TCE que divulga a prestação de contas dos gestores públicos.
A prefeitura de Bayeux não pagou os salários aos médicos do PSF, referente ao mês de abril de 2020, mesmo já decretado o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O SIMED-PB tentou resolver a situação dialogando com o gestor público, mas sem nenhum êxito. Para defender o direito dos médicos, o sindicato entrou com uma Ação Civil Pública contra o município.
O problema é que, mesmo sem o salário de abril do ano passado, todos os médicos receberam o informe de rendimentos do referido município, apontando o pagamento.
A Prefeitura de Bayeux, inclusive, confessou em petição de defesa nos autos da ação judicial que não havia acertado o pagamento com os médicos. Fazendo uma consulta ao Sistema SAGRES do TCE-PB, o SIMED-PB constatou que a Prefeitura de Bayeux também informou o pagamento do salário dos médicos ao sistema, prestando uma informação falsa ao tribunal.
O Sindicato dos Médicos, indignado com a situação, fez a denúncia ao Tribunal de Contas, pedindo que seja aplicada multa ao gestor municipal pela falta de pagamento dos salários e também por prestar informações falsas.
O SIMED-PB, em nome de todos os profissionais que se dedicam a salvar vidas, vê com perplexidade a atitude da Prefeitura de Bayeux. Além de esperar que o gestor pague o salário que deve aos médicos, espera que a prefeitura se retrate na prestação de contas à população.
Fonte: Simed PB