O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, participou nesta quinta-feira (04/06) de uma aula online sobre Covid-19 com mais de 150 estudantes de medicina que integram Ligas Acadêmicas de São Paulo. O médico e ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e a psicóloga, Luana Fernandes, também participaram da reunião.
Os três profissionais da saúde se manifestaram preocupados com o afrouxamento do isolamento social neste momento, especialmente em São Paulo, pois o nível de testagem para Covid-19 é baixo e ainda não se alcançou a descendência da curva da doença.
“Com exceção dos Estados Unidos, os demais países afrouxarem o isolamento quando os casos já estavam em queda e mesmo assim alguns tiveram que retroceder. O Brasil está tateando no escuro e esta situação é muito preocupante”, comenta Casemiro.
O presidente lembrou que o País é o atual epicentro da doença e mais de 100 mil brasileiros devem perdes as suas vidas por conta da pandemia.
Para a presidente da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia (LIAGH 2020), Ana Carolina Vargas Leal Pereira, o debate foi muito produtivo. “Conseguimos tirar nossas dúvidas, aprender e ter outra visão sobre o assunto. Agradecemos pela aula tão importante”, declarou.