O Sindicato dos Médicos no Tocantins (SIMED-TO) oficiou a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Direção Técnica do Hospital Regional de Araguaína (HRA) com um pedido para que os órgãos estaduais adotem o fechamento, em caráter de urgência, das portas da Sala Verde do Hospital Regional de Araguaína (HRA), para pacientes suspeitos de Covid-19.
“Como o setor é de urgência e emergência e funciona com portas abertas, o que nós queremos é que a gestão reorganize o fluxo no hospital para evitar novas contaminações dos profissionais e dos pacientes de alto risco que são tratados no HRA”, afirma a entidade.
Na comunicação, a entidade lembra que o HRA é referência para a Covid-19, mas atende pacientes cardiopatas, renais crônicos, oncológicos, diabéticos, pneumopatas e idosos. “Ao fechar o Pronto-Socorro, cria-se mais uma barreira contra a proliferação do novo coronavírus na unidade, a exemplo do que ocorreu no ambulatório e impedirá que a Covid-19 se alastre no HRA”, afirma a entidade, no comunicado.
A entidade também sugere que seja adotada como medida de controle, que os pacientes suspeitos do novo coronavírus sejam atendidos na UPA e unidades de saúde da cidade e somente referenciados para o HRA após confirmação da necessidade de atendimento na unidade.
Fonte: Simed TO