O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, participou nesta quarta-feira (04/03), em Porto Alegre, do 1º Encontro Internacional de Entidades Médicas do Cone Sul, sediado pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers).
Com objetivo de aproximar os países em prol da Saúde e na defesa da categoria, o evento reuniu além de representantes das Federações Médicas, dirigentes dos sindicatos médicos do Brasil, Uruguai, Peru e Argentina.
Foram abordados temas como como segurança para médicos e pacientes, plataforma única de análises, comparação dos países e programas de residência médica, precarização do trabalho médico e aumento do número de faculdades de medicina.
Uma carta de intenções em defesa de médicos e da população foi elaborada. Este documento representará os sindicatos presentes na 5ª Conferência Internacional da Espanha, programada para ocorrer em novembro.
“Foi um encontro excelente, integração e troca de experiências muito rica entre todos. O Brasil com suas dimensões continentais tem uma discrepância salarial regional, o que não é observado em países menores como a Argentina e o Uruguai. No Brasil temos uma quantidade enorme de vínculos, dos mais variados, o que torna mais complexa a análise dos rendimentos do médico brasileiro, o que já não acontece em outros países, mas a plataforma vai nos auxiliar neste entendimento da relação de trabalho dos médicos no Cone Sul”, declarou Casemiro.
“Esta integração é fundamental para que possamos ter mais força e, assim, ser mais assertivo na garantia de boas condições de trabalho para os médicos de todo o Cone Sul”, destaca o vice-presidente do Simers, Edson Prado Machado, anfitrião do evento.
Fonte: Simers