Residência Médica: o resgate da dignidade!
COSEMESC apoia reajuste de 50% da bolsa já!
Quem acredita que um médico formado, em processo de especialização, sobrevive com uma bolsa de R$ 3.330,43 por mês? Pois essa situação irá piorar caso o Ministério da Saúde não se mobilize à causa!
Com o aumento do desconto previdenciário de 11 para 14%, a incidir sobre a
remuneração a partir de março de 2020, os Médicos Residentes passarão a receber R$ 2.864,17, valor que terá que custear todas as necessidades básicas. Alguém avalia como adequado? É claro que não!
Por esta especial razão, os Médicos Residentes em todo o Brasil iniciaram uma luta pelo reajuste do valor da bolsa em 50%. A mobilização inclui também garantia de auxílio moradia e auxílio alimentação, e edição de nova regulamentação com a participação das instituições representativas.
O Ministério da Saúde, que abriu conversação e negociação com a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) deve uma resposta ágil e afirmativa, sem esquecer que deve respeitar e valorizar estes que são indispensáveis no equilíbrio das ações e serviços de saúde prestados à população brasileira.
O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC), apoia esta ação e conclama toda a categoria médica a participar deste importante movimento nacional. Precisamos apoiar os nossos colegas em início de carreira!
O COSEMESC reforça aos gestores nacionais a importância de superarem as dificuldades de momento e darem início ao resgate da dignidade destes valorosos Médicos Brasileiros.
Pela valorização do Médico Residente!
Por um ensino médico de qualidade!
Por uma assistência em Saúde de qualidade!
COSEMESC – Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina
ACM – Associação Catarinense de Medicina
CRM/SC – Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina
SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina
SIMERSUL – Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense
ACAMESC – Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina