NOTA DE REPÚDIO
Patos, 29 de janeiro de 2020.
O SINDICATO DOS MÉDICOS DO ESTADO DA PARAÍBA – SIMED-PB, por seu presidente Dr. MARNIO SOLERMANN SILVA COSTA, no uso de suas atribuições e prerrogativas conferidas no art. 8º, III da Constituição Federal e no estatuto social da entidade, vem a público lançar NOTA DE REPÚDIO aos comentários do Senhor JAMERSON FERREIRA difundido pelas ondas sonoras da Rádio Arapuan FM de Patos, que de forma sensacionalista, propagou nos microfones da referida rádio a suposta existência de um médico, o qual é denominado pelo interpelado como “médico taradão do PSF”, que já havia assediado 03 (três) mulheres, acusando-lhe de assédio sexual, imputando aos profissionais médicos condutas criminosas e incompatíveis com o ordenamento jurídico e com a ética médica.
Desta forma, diante das manifestações sensacionalistas, genéricas e acusadoras que nada contribuem para o aperfeiçoamento das nossas instituições e da sociedade, bem como, conhecedor da conduta retilínea e ilibada da categoria, que apesar das notórias precariedades do sistema publico de saúde vem exercendo seu mister com honradez e dignidade, o SINDICATO DOS MÉDICOS DA PARAÍBA vem a público reiterar seu posicionamento, solidarizando-se com a categoria, rebatendo todas as acusações publicadas, não compactuando com o nivelamento de toda categoria a um fato sequer identificado e individualizado.
Não podemos nivelar dezenas de médicos que atuam em diversos PSF´S da cidade de Patos aos fatos propagados. Referidos profissionais são chefes de famílias, esposos, pais avós e profissionais da mais alta respeitabilidade junto à sociedade que merecem respeito. Pensar o contrário seria permissivo para que as suas honras e dignidade fossem atacadas livremente (art. 5°, inc. X, CF/88).
Ademais, cumpre esclarecer, que o SINDICATO DOS MÉDICOS DO ESTADO DA PARAÍBA – SIMED-PB possui total interesse na investigação dos fatos ventilados, punindo os eventuais profissionais envolvidos, respeitando-se, todavia, o devido processo legal e o contraditório, e, além de tudo, individualizando os eventuais infratores.
Por fim, o sindicato apoiará as medidas judiciais e administrativas necessárias para que as ofensas lançadas contra a categoria não saiam impunes, e uma vez comprovado que se trata de denuncia vazia, sem fundamento legal e sustentáculo probatório, que arquem com as devidas sanções legais.
Imbuído da missão de defesa da categoria médica, o SINDICATO DOS MÉDICOS DA PARAÍBA permanecerá em estado de atenção, sempre alerta, monitorando, recepcionado e promovendo os devidos encaminhamentos, sejam jurídicos ou administrativos, a todos os tipos de agressão a categoria representada.
Certo de Vossa Atenção,
Muito cordialmente,
MARNIO SOLERMANN SILVA COSTA
Presidente