O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, discursou da sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao dia do médico, em Brasília. O evento, realizado na quarta-feira, 16 de outubro, contou com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e representantes das entidades médicas nacionais.
As demandas da área Saúde foram lembradas no evento, que também foi marcado pelo posicionamento da FMB em relação ao subfinanciamento do SUS após a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que retirou mais de 10 bilhões de reais da área da saúde.
“Esperamos pelo tempo em que o Dia do Médico seja um dia de comemoração, orgulho e alegrias. Infelizmente, exceto o orgulho, o dia do médico tem sido ano após ano um dia de mobilização, protestos e profunda indignação contra as precárias condições de trabalho, contra as jornadas extenuantes e contra os salários aviltantes” declarou Casemiro.
A Sessão Solene foi solicitada pelos deputados Célio Silveira, Zacharias Calil, Hiran Gonçalves, Luiz Ovando e Carla Zampelli.