Membros do Núcleo Acadêmico do Sindicato dos Médicos do Pará entregaram à diretoria colegiada do Sindmepa cópia do primeiro rascunho do Regimento Interno do Núcleo. Criado para aproximar acadêmicos de medicina do sindicato da categoria, o Núcleo já existe na prática desde o ano passado, mas ainda não conta com um regimento interno próprio.
O Núcleo Acadêmico Dr. Roberto Macêdo foi lançado no cineteatro do Sindmepa em setembro do ano passado, com a presença do próprio médico homenageado pelos estudantes e a comunidade acadêmica do estado. O objetivo da criação do Núcleo é ter uma coordenação das atividades do Sindicato dirigidas à comunidade discente médica. A finalidade é ter maior aproximação de estudantes de medicina ao sindicato, permitindo que cheguem ao mercado de trabalho munidos de informações importantes para sua segurança profissional e ao desempenho da boa medicina.
De acordo com o texto do regimento proposto e apresentado pela coordenadora do Núcleo, Thaiana Azevedo, durante a reunião da diretoria desta terça-feira, 06, “o Núcleo Acadêmico do Sindicato de Médicos do Pará tem por função promover a integração do sindicato de médicos com os futuros profissionais, buscando uma aproximação dos mesmos com valores de representatividade da classe médica. O núcleo pretende fornecer ainda apoio aos eventos estudantis e aproximar os futuros médicos dos benefícios oferecidos pelo sindicato”.
Além do Regimento, também foi proposto o texto do edital de convocação para candidatos que desejem participar da seleção e compor a diretoria do Núcleo, em número de oito titulares e quatro suplentes. Cada Faculdade de Medicina do estado terá três vagas na diretoria, sendo dois titulares e um suplente. O edital deve ser publicado ainda este mês. Além de Thaiana Azevedo, participaram da reunião com a diretoria Gabriel Novaes, estudante da UFPA e Denile Oliveira, da UEPA.
“A renovação dos diretores do Núcleo Acadêmico será anual dando chance para a participação de maior número de estudantes nesta atividade que é ímpar no sentido de oportunizar aos estudantes ter vivência na direção de uma entidade médica”, afirma o Diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.
A proposta dos acadêmicos será analisada pela Diretoria do Sindicato para contribuições e voltará para discussão e deliberação em reunião da Diretoria com o Núcleo na próxima semana.
Fonte: Sindmepa