Sanduk Ruit decidiu se tornar médico após perder o irmão e as irmãs por doenças que poderiam ser curadas caso tivessem acesso a tratamentos. Após a experiência, o nepalês fez da medicina sua missão de vida e já operou mais de 130 pessoas em situação de vulnerabilidade no país.
O oftalmologista percorre as cidades do Nepal e opera pessoas com catarata, doença que pode levar à cegueira. Muitas vezes, Sanduk viaja acompanhado de sua equipe a regiões remotas, que dificilmente teriam acesso a outra forma de tratamento.
A sua história de determinação foi contada através de um vídeo divulgado pelo canal do Youtube Great Big Story. Nascido em uma pequena vila no Nepal, o profissional conta que já caminhou durante sete dias com seus equipamentos para atender pessoas com catarata.
Segundo o médico conta no vídeo, o tratamento para a doença custa em média entre 250 e 300 dólares, mas ele busca reduzir os custos para menos de 3 dólares. Para que a cura seja acessível a um número ainda maior de pessoas, outros 650 oftalmologistas já foram treinados pela equipe do Tilganga Institute of Ophthalmology in Kathmandu, a organização sem fins lucrativos criada por ele para suprir a lacuna de tratamentos no país.
De acordo com o Catraca Livre, as cirurgias frequentemente ocorrem em salas de escolas, estábulos ou mesmo tendas, devido à falta de locais apropriados. Obviamente, todos os lugares são higienizados com antecedência, para evitar a contaminação dos pacientes.
Redação Hypeness
Foto: Divulgação