O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) com bastante pesar lamenta o falecimento do médico Eriberto de Queiroz Marques, referência da oncologia no Estado. “Eriberto de Queiroz Marques nasceu em 25 de março de 1944 na cidade de Pesqueira-PE. Filho de José Marques e Estelita de Queiroz Marques. Casado e com quatro filhos: Eriberto Júnior, Felipe José, Arthur e Davi.
Formado em Medicina em 1970 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) possuía pós-graduação pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), nos EUA e na n França( Gustavo Russyt).
Em 1987, fundou o Serviço de Quimioterapia de Pernambuco (SEQUIPE), pioneiro no Estado como clínica oncológica de iniciativa privada para atendimento ambulatorial, e que ocupa a 50a posição entre as maiores empresas contribuintes do ISS. Inclusive, em 2018, depois de trinta anos de existência, sua clínica registra mais de 16 mil atendimentos a pacientes com câncer. O SEQUIPE oferece tratamento humanizado e, além do oncologista, todos os pacientes recebem atendimento de outros profissionais, dentre eles, psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas.
Em 1993, ampliando o atendimento e a prestação de serviços sociais, fundou em Caruaru o Centro de Oncologia de Caruaru (CEOC). Por sua influência, competência e referência em oncologia em Pernambuco, de 1998 até 2003 assumiu o cargo de superintendente do Hospital do Câncer de Pernambuco. Também já foi vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco. Integra a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e é membro titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Possui experiência em ensaios clínicos e têm publicações científicas.
Com ousadia e determinação, implantou a radioterapia no Agreste, cujo objetivo é que seu hospital ofereça um tratamento integral ao paciente com câncer. E desenvolve pesquisas para obtenção de novas drogas mais eficazes para tratar as patologias em sua área de atuação.”
Expressamos o sentimento de condolências e solidariedade aos familiares e amigos (as) que o estimaram e partilham a dor pela sua partida.
Fonte: Jornal da terra.
Foto: Cremepe