Integrantes do Núcleo da Federação Médica Brasileira (FMB), reuniram-se em São Paulo na sexta-feira, 19 de julho, para tratar de diversos assuntos de interesse da categoria médica. Entre as deliberações, a FMB vai propor às entidades médicas nacionais uma consulta à Receita Federal para esclarecer a contratação de empresas formadas por médicos como prestadoras de serviços para hospitais e outros estabelecimentos de saúde. A FMB vai orientar seus sindicatos de base para que busquem a mesma orientação.
De acordo com o relato dos dirigentes, os próximos meses serão de acompanhamento de questões importantes no Ministério da Saúde, como os desdobramentos do Revalida, o Mais Médicos e o novo financiamento da saúde, que terá início pela atenção básica em 2020.
Os dirigentes confirmaram para os dias 31 de outubro e 1º de novembro, a realização do Congresso da FMB, na cidade de Campinas (SP). “Até lá esperamos ter muitos avanços nos debates e, após 10 meses do atual governo, um cenário mais claro dos projetos e ações para a saúde. Temos participado de vários debates e isso nos dá uma maior clareza da situação e dos pontos em que podemos contribuir”, destaca o presidente da FMB, Casemiro dos Reis Júnior.
Participaram do encontro, além do presidente Casemiro, a vice-presidente Janice Painkow, o secretário Geral Wilson da Silva Machado, a secretária de Finanças Malu David, o secretário de Comunicação Cyro Soncini, o secretário de Direitos Humanos Eduardo Luis Cruells Vieira e a diretora de Assuntos Sociais e Culturais do Sindicato de Santa Catarina, Eliane Silveira Soncini.