A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) estreia em Belém um calendário de atividades culturais e acadêmicas inéditas na cidade, nos dias 31 de maio e 1º de junho. O público poderá conferir uma exposição fotográfica, uma sessão de cinema seguida de debate e um seminário de comunicação sobre crises humanitárias. Todas as atrações são gratuitas e acontecem em parceria com entidades paraenses.
No dia 31, a mostra “Da Ação à Palavra” abre o calendário de atividades na capital paraense, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Pará e a Cargosoft. Montada no Teatro Estação Gasômetro até 25 de junho, a exposição apresenta aos visitantes 15 momentos ilustrados por fotografias que revelam a história da atuação de MSF a partir das origens, na guerra de Biafra que aconteceu no fim dos anos 60 na Nigéria, passando por Etiópia, Somália, Ruanda, Bósnia e Tchetchênia, até as crises atuais no Iêmen e no Mediterrâneo. Além desses contextos, a mostra também traz informações sobre ajuda humanitária em outras catástrofes, como tsunamis e terremotos.
Também no dia 31, MSF promove às 18h30 uma sessão de cinema com o filme “Fogo nas Veias”, no auditório do Sindicato de Médicos do Pará (Sindmepa). O documentário de Dylan Mohan Gray mostra a luta para superar o monopólio da indústria farmacêutica sobre os medicamentos antirretrovirais para HIV/Aids, com entrevistados como Bill Clinton e Desmond Tutu. Em 1996, com o surgimento desse tipo de medicação, a perspectiva de pessoas com HIV mudou, apresentando uma alternativa de tratamento para uma doença anteriormente letal. No entanto, há o risco constante de os medicamentos serem inacessíveis para milhões de pessoas devido ao preço alto e mudança em políticas públicas. Após a sessão, o médico infectologista de MSF Rafael Sacramento e especialistas locais farão um debate sobre o tema e responderão a perguntas do público. As vagas são gratuitas e limitadas. Mais informações no site msf.org.br/eventos.
O Sindmepa também hospeda no sábado, 1º de junho, o seminário “Comunicando Crises Humanitárias – como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias”. O evento acontece das 9h às 13h e é voltado para jornalistas e estudantes de Comunicação. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 29 de maio no site msf.org.br/eventos.
O seminário traz ainda um talk-show com o médico infectologista Rafael Sacramento e a pediatra Junia Cajazeiro, ambos profissionais que atuaram em projetos de MSF na África, Oriente Médio e Ásia.
Médicos Sem Fronteiras
Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.
Serviço
Exposição “Da Ação à Palavra”
Local: Teatro Estação Gasômetro – Rua Gov. Magalhães Barata, 830 – São Brás, Belém.
Data: de 31/05 (sexta-feira) a 25/06 (terça-feira).
Horário: Terça a sexta, das 9h às 18h (horários podem variar conforme agenda de atividades do teatro)
Sessão de cinema com “Fogo nas Veias”, seguida de debate
Local: Cineteatro do Sindmepa – Rua Boaventura da Silva, 999 – Nazaré, Belém.
Data: Sexta-feira, 31/05
Horário: de 18h30 às 21h
Classificação: 16 anos
Seminário “Comunicando Crises Humanitárias”
Local: Auditório do Sindmepa – Rua Boaventura da Silva, 999 – Nazaré, Belém.
Data: Sábado, 01/06
Horário: das 9h às 13h (credenciamento a partir de 8h30)
Inscrições para o Seminário de Comunicação: até 29 de maio, pelo site msf.org.br/eventos
Apoio: Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Hotel Regente, Secretaria de Cultura do Estado do Pará e CargoSoft.
Fonte: Sindmepa
Foto: John Moore/ Getty Images