Desde maio de 2019, a Federação Médica Brasileira (FMB), muda de endereço. Depois de ter ficado instalada desde sua fundação, em 2015, em Belém (PA), a sede da Entidade ocupa espaço no Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Sindimed), em Campinas (SP). A mudança se dá devido à mudança de presidente. O cardiologista Waldir Araújo Cardoso transmitiu o cargo para o ginecologista e obstetra Caemiro dos Reis Júnior e com isso, a sede também muda de lugar até 2021, quando será empossado novo colegiado.
“A vinda da FMB para Campinas é muito importante pois coloca o município e a Entidade em um novo centro dos temas mais relevantes da classe médica brasileira. Campinas tem muito a contribuir com a saúde nacional e com a luta em defesa do Sistema Único de Saúde, contando com uma das mais antigas redes organizadas de saúde, o Conselho Municipal de Saúde da cidade é muito ativo e Campinas conta com pelo menos três das principais faculdades de Medicina do Brasil”, destaca Casemiro dos Reis Júnior, que destaca que as lutas da Entidade permanecem apesar da mudança de lugar físico. “Continuamos nossa negociação pela carreira de Estado para médico, atenção às escolas médicas, financiamento adequado do SUS e garantia de saúde de qualidade para a população, que passa obrigatoriamente, pela qualidade de estrutura oferecida aos trabalhadores da saúde”.
Representatividade com apoio
Como ocorreu em Belém, a FMB conta com o apoio da estrutura do Sindicato de base para realizar o seu trabalho. Para o presidente do Sindimed e secretário de Relações Trabalhistas e Sindicais da FMB, Moacyr Perche, participar ativamente dos interesses da categoria no ano em que o Sindimed Campinas completa 90 anos de existência, “é uma grande oportunidade e um novo fôlego para continuar desenvolvendo o trabalho em tempos tão difíceis para as entidades sindicais”.
“Cabe citar o grande apoio que a FMB recebeu nos três anos recentes passados do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa). Tivemos o apoio mais do que necessário para realizarmos o nosso trabalho e agradeceremos sempre aos seus dirigentes e funcionários por esse incentivo. Ao nosso primeiro presidente, Waldir Araújo Cardoso, o nosso reconhecimento por sua dedicação à FMB”, finaliza Casemiro.
Apoio: Sindimed Campinas e Região