Para apresentar os órgãos de classe no trabalho médico aos estudantes do 2º período de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE), a vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Claudia Beatriz, conversou com a turma sobre o papel do Simepe. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (02/04), no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).
A vice-presidente contextualizou toda a história do Sindicato, desde quando surgiu até os dias atuais, sua representatividade, as ações realizadas pela entidade, as fiscalizações e atos de protesto, os movimentos grevistas, como proceder com as denúncias que chegam ao Simepe, quais as parcerias do Programa de Benefício ao Médico Associado (PROBEM), entre outros assuntos. Além disso, exemplificou alguns movimentos realizados, apresentando imagens da greve dos médicos da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), que aconteceu neste último ano, e o ato de protesto realizado no último mês na Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, no Ibura, que cobrava mais respeito e segurança nas unidades de saúde do Recife.
A turma de estudantes está no segundo módulo, tratando sobre o eixo de desenvolvimento humanístico e ético, e conversaram sobre o trabalho médico e o compromisso social. Ao final da apresentação, os alunos tiraram dúvidas e conversaram com a representante da entidade.
O conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Francisco Atanásio, também participou do encontro e explicou a importância do Conselho para os médicos e futuros profissionais da área.