O Governo do Estado de São Paulo transferiu o Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME) da Secretaria de Gestão para a Secretaria de Planejamento e Fazenda. A mudança representou a retirada da Gratificação de Representação (GR), dada aos médicos do DPME, o que resultou em uma redução salarial significativa com variações de R$ 1500 a R$2500.
Diante dessa redução no pagamento, a Associação dos Médicos do DPME e o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) realizaram, no dia 12 de março, uma assembleia que deliberou a apresentação de uma pauta de reivindicações à Henrique Meirelles, secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Os itens reivindicados são o retorno da Gratificação pelo Desempenho e Apoio à Atividade Médico-Pericial (GDAMP) corrigida, com o objetivo de alcançar os valores da GR e o estabelecimento de negociação com o governo o mais rápido possível.
“Apesar de ser uma gratificação, o que o governo deveria dimensionar é que, com a queda dos salários de todos os funcionários do departamento, a população usuária do departamento certamente será prejudicada, já que muitos dos profissionais podem optar em deixar o serviço”, enfatizou Erivalder de Oliveira, diretor do Simesp e presidente da Associação dos Médicos do DPME.
A próxima assembleia está marcada para o dia 26 de março. A reunião será de avaliação do movimento e, caso não haja uma resposta às reivindicações, os médicos poderão deliberar a respeito de uma possível paralisação.
Fonte: SIMESP