A diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) lamenta a postura adotada pelo governador do Estado, Gladson Cameli, que atacou os médicos de forma injusta e desinformada. O gestor demonstra ignorância sobre a administração da saúde e desconhecimento sobre as reais demandas do Estado.
Ao tentar jogar o médico contra a população, o senhor governador se esquece que faltam equipamentos e medicamentos nos hospitais, resultando em mortes de pacientes. Nossos colegas estão trabalhando exaustivamente em plantões pesados, mas, caro governador, como se trabalha sem medicamentos, equipamentos e segurança?
O governo tem tido a cooperação dos médicos, e muitos votaram para que sua candidatura fosse vitoriosa no sentido que isto iria mudar a situação da saúde, mas, apesar de nossas reivindicações, estamos sendo colocados como culpados. Até agora fizemos várias reuniões onde foi colocado ao secretário de Saúde a nossa boa intenção e comprometimento.
O Sindmed-AC fez diversos alertas referentes a falta de estrutura e continuará fazendo para que o médico e demais profissionais de saúde possam atuar. Sem contar com os casos de violência contra servidores. O posicionamento do governador reforça essa divisão entre o paciente e o servidor da saúde, potencializando o acirramento dos ânimos.
Mesmo que existissem médicos suficientes nas unidades de saúde, o governo ainda precisa garantir medicamentos e equipamentos suficientes para que os profissionais possam salvar vidas.
Neste sábado, o discurso do Senhor Governador promoveu na classe o reforço do desânimo que vem provocando mais e mais a fuga de profissionais gabaritados, evasão que ano a ano vem aumentando graças a dificuldade de exercer uma medicina que aprendemos.
Diretoria do Sindmed-AC
Rio Branco – AC, 23 de março de 2019