O Centro de Saúde de Mandacaru, em João Pessoa, foi interditado eticamente pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), na segunda-feira (14). De acordo com o órgão, a ação foi motivada por uma reforma que está acontecendo no local e tem dificultado o atendimento.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a reforma está sendo feita para melhorar o atendimento e que dúvidas podem ser esclarecidas por meio do número 3214-7143. Declarou ainda que nesse período, os usuários serão encaminhados para a Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Céu Integrada, localizado na Rua Porfírio Ribeiro, 354, em Mandacaru, no horário normal de funcionamento do serviço, das 7h às 17h.
Segundo o CRM-PB, a obra começou no dia 7 de janeiro e a previsão é que seja concluída em um prazo de 60 dias. O diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa, explicou que a reforma tem comprometido o atendimento e a saúde dos pacientes, especialmente daqueles que têm problemas respiratórios.
“Essas situações com muita poeira, cimento, complicam muito para as pessoas que têm doenças respiratórias. E lá nós encontramos um corredor muito apertado, com muitas criancinhas, inclusive crianças até de cinco dias, esperando para ser atendidas em condições que poderiam ser extremamente danosas para elas”, disse.
Com a interdição ética, os médicos foram retirados da unidade de saúde, uma vez que, conforme o diretor, a reforma não está ocorrendo em uma área específica do posto, mas envolve todo o centro.
Contudo, ele afirmou que, caso um outro local seja disponibilizado para os atendimentos enquanto a reforma estiver ocorrendo, a interdição ética será suspensa.
Fonte: G1