O Presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, esteve nesta quinta-feira 24/01, em reunião do Movimento Nacional em Defesa da Medicina e da Saúde, no auditório do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, na cidade do Rio de Janeiro.
“Ouvimos da categoria médica do Rio de Janeiro suas especificidades e necessidades. Um encontro extremamente positivo que vai nos auxiliar na elaboração da Carta do Rio, que será concebida pelas entidades médicas e divulgada em breve”, afirma Casemiro.
O desmonte da Saúde no Estado, a precarização e deterioração do ambiente e das condições de trabalho, além de críticas em relação às organizações sociais que atuam no Rio de Janeiro, foram temas abordados no encontro.
“Esta reunião é apenas o início de um movimento que tem objetivo de percorrer todo o país. As entidades médicas nacionais querem ouvir os médicos, suas dificuldades e necessidades e com isso, atuarem de maneira objetiva na melhoria da qualidade da atenção básica à população e no aperfeiçoamento das condições do trabalho médico”, diz Casemiro. A próxima reunião está prevista para ser no Estado do Amazonas.
Todas as entidades médicas do Rio de Janeiro estiveram presentes, além dos presidentes das sociedades de especialidades. Os presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira e da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Jorge Darze participaram da reunião. O secretário de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, e a secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Beatriz Busch, também compareceram ao evento. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, era aguardado no encontro mas devido a problemas na agenda não pode comparecer.