Em assembleia geral realizada na quarta-feira (12), no auditório do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), médicos municipários de Gravataí aprovaram a contraproposta de regime por metas apresentada pela entidade médica. O Simers está buscando agenda com o secretário de saúde do município, Jean Piery Torman, para levar o documento até ele.
A proposta de instituição de regime por metas do sindicato para os médicos de Gravataí estabelece a demanda de 120 consultas e procedimentos por mês, contabilizando 30 semanais. Além disso, os médicos devem registrar todos os atendimentos na plataforma eletrônica utilizada.
No documento, também consta uma gratificação para os médicos que ultrapassarem a demanda definida, passível de incorporação após 5 anos de recebimento.
A regulamentação da insalubridade, outra reivindicação da categoria, está em andamento. A pasta informou que os laudos estão sendo refeitos. Atualmente, Gravataí não atende a norma do Ministério do Trabalho (nº 15), que prevê o valor médio de 20% na bonificação. Hoje, os médicos recebem o percentual de 10%.
Sem reajuste para este ano
Em reunião na secretaria de saúde de Gravataí, realizada no dia 30 de novembro, Torman afirmou para o Simers que os dados orçamentários não permitem reajuste este ano e, provavelmente, o mesmo deve ocorrer em 2019.
Fonte: Simers