O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, participou neste 11 de dezembro, do Fórum das Entidades médicas, em Brasília, na sede do Conselho Federal de Medicina.
Estavam presentes ao encontro o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Ferreira, o 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz de Britto Ribeiro e o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Jorge S. Darze.
Foi discutido o relacionamento com o novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o novo governo. Para o representante do CFM, a prioridade do novo ministro vai ser o marco regulatório da medicina. As pautas discutidas no Enem serão divididas em três tópicos e encaminhadas ao ministro. Cada entidade ficara responsável por um item. A FMB e FENAM ficaram com a responsabilidade de encaminhar as relações de trabalho e saúde suplementar. A AMB tratara sobre o tema da carreira de estado e a moratória das escolas médicas. O CFM ficara responsável sobre o Saeme (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), Residência Médica e prova de proficiência para o 4º e 6º ano. Uma próxima reunião já está agendada para o dia 15 de janeiro de 2019, em Brasilía, e outro encontro no dia 24 de janeiro na cidade Rio de Janeiro, onde novas pautas serão discutidas pelas entidades. Assuntos como carreira de estado e prova de proficiência serão rediscutidas, mas o objetivo e analisar o que será apresentado pelas entidades ao ministro da Saúde. “ até o fim do mês de fevereiro e início de março, queremos apresentar todo o trabalho elaborado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta” afirma o presidente da FMB Casemiro dos Reis Junior.