Nesta quarta-feira, 26, parte da diretoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representada pelo presidente Tadeu Calheiros, a vice-presidente, Claudia Beatriz e o diretor Executivo, Walber Steffano, visitaram às dependências da Policlínica Barros Lima, SPA Adulto, em Casa Amarela/Recife.
Na ocasião, foi protocolado oficio à direção administrativa e médica daquela unidade de saúde vinculada à rede municipal de saúde do Recife, que aponta a precariedade das condições das ambulâncias e da falta de equipe para transferência do paciente, conforme Resolução Cremepe nº 11/ 2014.
Durante a visita identificou-se pacientes, já regulados, ou seja, com senha para transferência, no entanto, à espera da ambulância.Vale frisar que a ambulância não tem suporte para soro, nem fixação adequada para os torpedos de oxigênio; outro problema é a falta de macas nas ambulâncias do serviço, obrigando a equipe a remover pacientes gestantes, às vezes em trabalho de parto avançado, sentada em cadeira com cinto de segurança em pontos abdominais. Ou ainda pacientes com instabilidade hemodinâmica (pressão arterial) deitados em colchões no piso da ambulância, sem nenhuma fixação e segurança. Para complicar ainda mais a precariedade do serviço, as escalas de plantão encontram-se incompletas, a maioria com 2 clínicos, quando há necessidade de 4 profissionais. Diante desses fatos, o Simepe cobra providências e solução dos problemas aos gestores públicos da saúde do Recife.
Fonte: Simepe