Os resultados das eleições dos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) do País estarão disponíveis em hotsites de cada entidade ao final da contagem dos votos, conforme a modalidade de votação (presencial, por correspondência ou mista). Assim, cada CRM tem condições de disponibilizar publicamente a soma dos votos por meio da internet.
Após o fim da apuração, os resultados poderão ser postados na plataforma de cada CRMs, na aba Resultados. O anúncio será feito após a homologação do processo pela Comissão Eleitoral do Estado (veja lista de hotsites abaixo).
Entre os dias 7 e 8 de agosto, um total de 23 estados devem concluir os processos de apuração e, se não houver problemas, anunciarão os desfechos de seus pleitos. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Nos casos específicos dos CRMs de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro, que optaram por eleições apenas via correspondência, a apuração dos votos será iniciada às 20 horas do dia 9 de agosto e poderá ser acompanhada em tempo real, na página eletrônica de cada CRM (veja lista de hotsites abaixo). Minas Gerais fará o anúncio do modo tradicional, também a partir do dia 9.
Eleições CRMs – Nesse mês, os 27 Conselhos Regionais elegem novos conselheiros para a gestão 2018-2023. Para dar mais agilidade e transparência a esse processo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) investiu em recursos humanos e materiais a fim de auxiliar o médico na escolha de seus representantes.
Durante todo o processo eleitoral, a autarquia tem disponibilizado uma página eletrônica para que cada CRM apresente as informações do pleito como um calendário eleitoral, propostas e composições das chapas, normas e informativos, além de destacar as principais dúvidas sobre a votação. Consultas sobre a situação eleitoral do médico e o comprovante de votação também estão disponíveis na plataforma.
Outra medida relevante para a segurança das eleições foi implementação das cédulas de votação com dispositivos como impressão de tinta reagente à luz ultravioleta (UV) e microletras positivas e negativas com falha técnica. Os documentos foram produzidos pela Thomas Greg & Sons do Brasil, gráfica de segurança validada por uma norma brasileira aprovada (NBR) pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Acesse os hotsites das Eleições CRMs:
Acre – CRM-AC: eleicoes.crmac.org.br
Alagoas – CREMAL: eleicoes.cremal.org.br
Amazonas – CREMAM: eleicoes.cremam.org.br
Amapá – CRM-AP: eleicoes.crmap.org.br
Ceará – CREMEC: eleicoes.cremec.org.br
Distrito Federal – CRM-DF: eleicoes.crmdf.org.br
Espírito Santo – CRM-ES: eleicoes.crmes.org.br
Goiás – CREMEGO: eleicoes.cremego.org.br
Maranhão – CRM-MA: eleicoes.crmma.org.br
Mato Grosso – CRM-MT: eleicoes.crmmt.org.br
Mato Grosso do Sul – CRM-MS: eleicoes.crmms.org.br
Minas Gerais – CRM-MG: eleicoes.crmmg.org.br
Pará – CREMEPA: eleicoes.cremepa.org.br
Paraíba – CRM-PB: eleicoes.crmpb.org.br
Paraná – CRM-PR: eleicoes.crmpr.org.br
Pernambuco – CREMEPE: eleicoes.cremepe.org.br
Piauí – CRM-PI: eleicoes.crmpi.org.br
Rio de Janeiro – CREMERJ: eleicoes.cremerj.org.br
Rio Grande do Norte – CREMERN: eleicoes.cremern.org.br
Rio Grande do Sul – Cremers: eleicoes.cremers.org.br
Rondônia – Cremero: eleicoes.cremero.org.br
Roraima – CRM-RR: eleicoes.crmrr.org.br
São Paulo – Cremesp: eleicoes.cremesp.org.br
Santa Catarina – Cremesc: eleicoes.cremesc.org.br
Sergipe – Cremese: eleicoes.cremese.org.br
Tocantins – CRM-TO: eleicoes.crmto.org.br
Fonte: CFM