A dona de casa Marta Quintino Teixeira, 59 anos, foi diagnosticada há seis meses com câncer na mama. O tratamento dela está sendo todo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Geral de Palmas (HGP) e numa clínica oncológica da Capital. A paciente já passou por 20 sessões de radioterapia. Agora, o tratamento está praticamente no final. “Eu já vim encaminhada do HGP para o Hospital Oncológico e foi fácil conseguir fazer as radioterapias. Eu tive sorte porque estou terminando o tratamento e não tive queimaduras e nem dores”, relata.
Marta ressalta que o tratamento dela foi realizado em máquina de radioterapia com tecnologia avançada. “Eu me surpreendi com o tratamento. Conversei com o médico essa semana e ele me disse que eu estava ótima”, comemora a dona de casa.
Mara faz parte de um grupo de aproximadamente 2,6 mil pessoas que foram diagnosticadas com câncer no Tocantins, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Conselho Federal de Medicina, em 11 cidades do Estado, essa doença é a principal causa de mortes.
Segundo o médico rádio-oncologista Ismar de Rezende Junior, o câncer pode atingir pacientes de todas as idades e qualquer classe social, sendo mais propício em pessoas que possuem histórico da doença na família. “Mas outros fatores também podem contribuir, como por exemplo: tabagismo, etilismo, estresse e alimentação inadequada podem influenciar na doença”, alerta.
Contudo, o especialista lembra que a partir do momento que o câncer é diagnosticado precocemente há mais chances de cura e efetividade do tratamento definido pelo médico.
Ainda de acordo com o INCA mais da metade dos pacientes com câncer são tratados por meio de radioterapia, com casos exitosos de cura ou melhora na qualidade de vida dessas pessoas. Segundo o médico, o tratamento de radioterapia é bastante eficaz, isso porque o procedimento emite feixes de radiação com altíssima precisão sobre o local afetado, evitando ao máximo comprometer os tecidos. O rádio-oncologista mencionou que outra vantagem da radioterapia é a possibilidade de preservação de órgão no tratamento oncológico, como radioterapia para curar câncer de laringe, de próstata ou bexiga, sem a necessidade de cirurgia.
Equipamento
Atualmente no Tocantins há apenas uma máquina de radioterapia em pleno funcionamento para atender todos os pacientes com câncer. O equipamento, que é operado em Palmas em uma clínica particular, atende também pacientes do Sistema Único de Saúde.
Segundo o rádio-oncologista, a máquina, importada dos Estados Unidos, figura entre os mais modernos do País sendo capaz de realizar radioterapia conformacional 3D, de intensidade modulada (IMRT) e Radiocirurgia (técnicas que maximizam os resultados com menores impactos à saúde do paciente).
Equipamento disponível em palmas é um dos mais modernos e traz benefícios extras para pacientes, diz especialista.
Fonte: Jornal do Tocantins