Provas de habilidades clínicas do Revalida 2017 deveriam ter sido realizadas em março deste ano; exame é feito para brasileiros e estrangeiros formados no exterior validarem o diploma no Brasil.
A segunda fase da edição de 2017 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida, será realizada nos dias 17 e 18 de novembro. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no fim da tarde desta segunda-feira (30).
O Revalida é um exame obrigatório para que os brasileiros e estrangeiros que se formaram em medicina em universidades de fora do Brasil possam exercer a profissão de médicos no país – no caso do programa Mais Médicos, os profissionais não precisam do Revalida para atuar, mas são contratados por meio de contratos temporários de bolsistas.
Para participar da segunda fase do Revalida 2017, é preciso:
- Ter sido aprovado na primeira fase, realizada no segundo semestre de 2017
- Pagar a taxa de inscrição de R$ 450
Habilidades clínicas
O exame é sempre realizado em duas etapas. A primeira consiste em uma prova de múltipla escolha. Já a segunda é uma prova clínica, na qual os candidatos passam por diversas estações que simulam atendimentos a pacientes.
De acordo com o Inep, durante a prova “o participante percorre dez estações resolvendo tarefas como a investigação de história clínica, a interpretação de exames complementares, a formulação de hipóteses diagnósticas, a demonstração de procedimentos médicos e o aconselhamento a pacientes ou familiares”.
Atraso de oito meses
A segunda etapa do Revalida 2017 será aplicada com oito meses de atraso. Segundo o edital, ela estava prevista para acontecer em março deste ano. Ao G1, o Inep explicou na época que o atraso foi provocado por 1.377 ações judiciais de candidatos que tiveram a inscrição no exame indeferidas. Isso atrasou a divulgação dos resultados da primeira etapa e, como é preciso fazer uma licitação para cada etapa, o processo licitatório começou meses após o calendário previsto no edital.
Fonte: G1
Foto: Amaxi Performance