O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso, e a vice-presidente da entidade, Janice Painkow, participaram no dia 4 de julho da assembleia geral do Instituto Brasil de Medicina (IBDM), na sede da Associação Médica de Brasília (AMBR). Tendo em vista que o processo de regularização do Instituto, que apoia a Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), foi concluído, e seguindo o que determina o estatuto, foram eleitos o coordenador geral e o coordenador substituto, José Luiz Mestrinho e Tolomeu Casali, respectivamente.
Fazendo coro com todas as entidades médicas presentes, ao assumir, Mestrinho enalteceu o trabalho desenvolvido pelo médico Luiz Carlos Sobania na legalização do IBDM e a adesão de inúmeras entidades médicas. Agradeceu a confiança da assembleia geral afirmando que empenhará todo o esforço necessário para dar continuidade ao exitoso trabalho desenvolvido até o momento. “A integração do IBDM com a Comissão de Assuntos Políticos (CAP) será um dos desafios de nossa gestão”, discursou Mestrinho.
A assembleia geral também recebeu a visita dos deputados federais Raimundo Gomes (CE), Geraldo Resende (MS) e Henrique Mandetta (MS). Mandetta explanou sobre as novas regras para a campanha eleitoral e a necessidade de se eleger pelo menos um representante dos médicos em cada estado da Federação. Também foi discutida a oportunidade de apresentar aos presidenciáveis a pauta dos médicos aprovada no Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem).
“A Comissão de Relatoria está concluindo o trabalho de sistematização das propostas aprovadas no Enem e, seguindo recomendação política do deputado Mandetta vamos tentar apresentar aos presidenciáveis interessados na interlocução com os médicos assim que as convenções partidárias homologarem as candidaturas, o que ocorrerá na primeira semana de agosto “, afirmou Waldir Cardoso.