O Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), realizam nos dias 6 e 7 de junho o 1º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, em Porto Velho. O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso, prestigia o evento que também conta com a participação de médicos, conselheiros, gestores de saúde, especialistas e estudantes de medicina.
O professor da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP), Rui Nunes, falou sobre o funcionamento das Diretrizes Antecipadas de Vontade, em Portugal. O documento permite ao paciente se manifestar por escrito com a orientação de sua vontade, de forma totalmente eletrônica e acessível pela internet.
“A implementação desta ferramenta tem garantido a execução da vontade dos pacientes no momento em que estão sem condições de se manifestar e com a vida em situação crítica” comentou Rui Nunes.
Outra iniciativa em curso é a nomeação de um procurador de cuidados de saúde, familiar ou pessoa de confiança que terá a responsabilidade de representar um paciente inconsciente por ocasião de seu tratamento.
“As diretrizes antecipadas de vontade vão ao encontro da ampliação da autonomia dos pacientes e garante mais tranquilidade a equipe médica no esforço de evitar a adoção de medidas que possam ser caracterizadas como obstinação terapêutica e provocar distanásia”, afirma o presidente da FMB.
Em seguida, os participantes do encontro discutiram o tema Doenças Negligenciadas com a pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, Raimunda do Socorro da Silva Azevedo, na mesa redonda que tratou sobre o zyka Vírus. Também colaboraram com o debate o médico sanitarista e coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) Jorge Venâncio, o presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Dirceu Bartolomeu Greco e como moderador o diretor de uma instituição de ensino da capital rondoniense, Aparício Carvalho.
Outro destaque foi a participação do presidente da ONG Fraternidade Sem Fronteiras, Wagner Moura, que participou da mesa Princípios da Justiça: Imigrantes, Refugiados e Direitos Humanos. Ele discorreu sobre o trabalho humanitário da ONG com destaque ao apoio aos imigrantes venezuelanos que chegaram em Boa Vista, Roraima, fugindo da fome e da opressão existente naquele país. Para conhecer o trabalho da ONG e apoiar basta acessar o site fraternidadesemfronteiras.org.br.
Solenidade
A abertura oficial do evento ocorreu com a participação da classe médica e autoridades no fim do dia. O presidente da FMB compôs a mesa diretiva.