No próximo dia 09 de maio, representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), gestores do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e o Superintendente do complexo hospitalar vão se reunir com o objetivo de avançar nas discussões referentes aos problemas identificados na unidade de saúde, localizada no bairro da Encruzilhada. O novo encontro foi deliberação da última reunião envolvendo a direção do Simepe, médicos neonatologistas e do comando do Cisam.
Início do movimento
A vice-presidente do Simepe, Claudia Beatriz, e o diretor Executivo Walber Steffano se reuniram, no dia 16 de abril, com os neonatologistas do Cisam. Durante quase duas horas, foram discutidos temas importantes, como por exemplo: escalas de trabalho setorizadas, dimensionamento das equipes, superlotação, estruturas físicas da UTI e UCI, entre outras questões da crise materno infantil. Os médicos afirmaram que, no momento, a escala da neonatologia se encontra desfalcada, bem como não há condições estruturais para que a setorização seja implantada no Cisam.
Como sugestão foi apresentada pelos profissionais para solucionar o problema junto à direção do Cisam, por um período curto, a transferência da UTI neonatal para a UTI Materna, ficando a UTI com sete leitos. Depois das intervenções, foi deliberado ainda que o Simepe enviará um oficio ao Cremepe, explicando a impossibilidade do início da setorização e propondo uma reunião dos profissionais e a direção do Cisam, em busca de solucionar o problema.
Fonte: SIMEPE