Uma reunião positiva. Assim os diretores executivos do Sindicato dos Médicos de Pernambuco – Marcus Villander, Maria de Fátima Vieira e José Tenório – classificaram o encontro realizado na tarde desta segunda-feira, 23 de abril, com o secretário de Saúde de Camaragibe, Hely Farias e o diretor do Hospital Dr. Aristeu Chaves (CEMEC Centro), Osvaldo Nascimento.
Durante a reunião, o Simepe pontuou sobre às reivindicações apresentadas pelos médicos em relação a recomposição das escalas, reduções de salários e da gratificação do SUS, precarização dos vínculos empregatícios, demissões de profissionais, bem como a necessidade da realização de concurso público, condições de trabalho, insegurança, desabastecimento de medicamentos e de insumos.
O secretário Hely Farias justificou os ajustes da gestão na máquina administrativa, por conta dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), no entanto deixou claro que está aberto diálogo e negociação com as questões apontadas pelo Simepe. O diretor Marcus Villander disse que a gestão se comprometeu a recompor a escala da pediatria, conforme Resolução do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), mantendo um médico para cada 36 atendimentos tanto no plantão diurno, como noturno. “ O secretário discutirá com o prefeito sobre a recomposição salarial dos médicos do PSF que sofreram uma redução no mês de março. Além disso, a gestão vai implantar a classificação de risco no Cemec Centro até o fim de maio; melhorar a segurança com câmeras de monitoramente; realizar concurso público para os Cemecs e do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), para suprir as necessidades e demandas da rede municipal de saúde”, assinalou.
Nova AGE dos médicos de Camaragibe agendada para no dia 08 de maio, às 19h, na sede do Simepe, com objetivo de avaliar e definir os rumos do movimento.
Fonte: SIMEPE