Em Assembleia Geral (AGE), os diretores executivos do Simepe – Marcus Villander, José Tenório, Lissandra Moura e Maria de Fátima Vieira, se reuniram na noite desta segunda-feira (02/04), com os médicos concursados e contratados da Rede Municipal de Saúde de Camaragibe. O advogado da Defensoria Médica, Diego Galdino, também esteve presente na atividade sindical. Em pauta: reduções de salários e da gratificação do SUS, precarização dos vínculos empregatícios, demissões de profissionais, bem como pontuaram sobre a necessidade da realização de concurso público,condições de trabalho, insegurança, desabastecimento de medicamentos e de insumos.
Os médicos voltaram a denunciar a diminuição de colegas plantonistas que foram transferidos do Cemec-Centro para a unidade do Cemec Vera Cruz, reaberta nos últimos dias. Vale destacar que a redução do número de plantonistas causou danos a qualidade do serviço prestado à população, além da demora no atendimento e sobrecarga do trabalho dos médicos, que já vem enfrentando uma demanda excessiva de atendimento. Outro problema diz respeito a falta de médicos nas unidades de saúde e equipes do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da rede municipal.
Após debates entre os participantes da AGE, foram aprovadas as seguintes deliberações: solicitação de fiscalização ao Conselho Regional de Medicina (Cremepe), convocação do secretário municipal de saúde para inicio da mesa de negociação e esclarecimentos, Nova AGE marcada para o dia 08 de maio, às 19h30, na sede do Simepe, visando avaliar o movimento e ampliar a luta por melhorias pela qualidade da assistência à saúde da população e do trabalho médico.
Fonte: SIMEPE