A dinâmica da paralisação das atividades dos médicos especialistas que atuam na Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza – marcada para ocorrer essa semana – foi pauta de Plenária realizada na noite dessa segunda-feira (16), na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado (CREMEC), em Fortaleza, conforme solicitação do Sindicato dos Médicos do Ceará. Na oportunidade, os profissionais receberam o apoio dos representantes da referida unidade de Saúde, bem como do CREMEC.
Desassistidos e sem condições de trabalho, os médicos buscam o fim do limite mensal de cirurgias por cota – o que aumenta, sobremaneira, o número de pacientes nas filas –, reajuste do valor de repasse das cirurgias de média complexidade para a unidade de Saúde e regularização de honorários atrasados. Uma nova Assembleia visando avaliar a situação está prevista para o próximo dia 25 de abril.
Além do presidente do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, do Diretor de Assuntos Jurídicos da entidade, Dr. Marcelo Esmeraldo Holanda, do presidente do CREMEC, Dr. Ivan de Araújo Moura Fé, e de médicos, estiveram presentes na Plenária: o provedor da Santa Casa de Fortaleza, Luiz Gonzaga Nogueira Marques; o Diretor Administrativo Financeiro do Hospital, Manoel dos Santos Lima Neto; o Diretor Clínico da unidade, Dr. José Wilson Mourão de Farias; a Diretora Técnica da referida instituição, Dra. Maria do Socorro Oliveira; e a Coordenadora de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria das Ações e Serviços de Saúde da Prefeitura de Fortaleza, Emair Silva Borges.
Fonte: Sindicato dos Médicos do Ceará