O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso, a Secretária Geral Malu David, e demais representantes da Comissão de Assuntos Políticos (CAP), participaram no dia 25 de abril, da reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A reunião apreciaria o Projeto de Lei 8231/17, do deputado Franklin (PP-MG) que dispõe sobre o prazo de no mínimo 60 dias para o retorno às consultas médicas, sem nenhuma cobrança adicional de novo honorário. No momento em que seria votado, houve um pedido de vista coletiva e o projeto deve retornar na próxima semana.
“Somos diametralmente contrários à essa proposta. O ideal é que nem houvesse consulta de retorno, ou que acontecesse no máximo, até 15 dias da consulta inicial”, defende Malu.
Os representantes da CAP também discutiram alguns projetos com o deputado federal e médico oftalmologista Hiran Gonçalves (PP). Ele deixou a presidência da Comissão de Seguridade Social e durante sua gestão, vários projetos de lei, do interesse da categoria médica, foram encaminhados.